"Uns braços": um conto em um curta!

"Uns braços" é uma releitura do conto de Machado de Assis. Não se trata de nenhum lançamento, mas para os amantes da literatura, o curta provoca uma sensação igual a de uma criança quando recebe presentes. E é tão bom ver que depois de tanto tempo, Machado continua contemporâneo.

Em menos de 40 minutos, o diretor Adolfo Rosenthal consegue trazer a delicadeza de Machado, contado por narrador observador. Poucas falas é verdade, mas também não são necessárias. Olhares, gestos, principalmente os de Dona Severina, interpretada por Ana Petta, falam por si só.

Para quem não conhece esta obra de Machado de Assis, vou tentar abordá-la em poucas linhas. A história acontece na Rua Lapa, em 1870, no Rio de Janeiro. Compreende-se em Inácio, adolescente de 15 anos, que se vive seu primeiro amor, um tanto quanto proibido.

Inácio mora de favor na casa do procurador Borges e da esposa Dona Severina. O procurador era ríspido e sempre o criticava, ao contrário de Severina. Uma mulher doce, cujo os braços estavam sempre expostos durante os cafés da manhã. A imagem deles não saía da cabeça de Inácio.

A rotina de aprendiz do adolescente era quebrada com a delicadeza de D. Severina, que percebe o interesse do garoto. Talvez pela rispidez do marido, ela tenha se entregado àquela paixão, embora soubesse que se tratava-se "apenas de uma criança".


E é um domingo o dia que Inácio jamais esquecera. Dormindo, ele podia sentir a presença de D. Severina, tocando suas mãos. Ela realmente estava ali, o observando. Uma mistura de realidade e ilusão. Os dois lábios se tocam...

Os dias passam, e Borges diz que não pode continuar com Inácio em sua casa. O garoto não entende. Não pôde nem ao menos se despedir de D. Severina.  Ele viveu outros amores mais longos, é claro, mas nenhum causou sensação que a senhora lhe despertou.

"Ele mesmo exclama às vezes, sem saber que se engana: 'E foi um sonho! um simples sonho"

Gostou do conto? Esta aí no curta a oportunidade de conhecê-lo.
"Uns braços": um conto em um curta! "Uns braços": um conto em um curta! Reviewed by Gabriela Chabatura on 03:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.