Melancolia de Lars Von Trier

Conhecido pelos longas "Dogville" e "Dançando no escuro", o cineasta dinamarquês Lars Von Trier a cada película lançada torna-se mais imprevisível. Com o mais recente trabalho , "Melancolia", ele mais uma vez causou alvoroço aos críticos de plantão.

Oriundo de uma família conversadora, que o privava manifestar-se sobre religiosidade ou sentimentalidades, as limitações contribuiram para que Trier se tornasse tal ícone. Às vezes hipocondríaco, mas acima de tudo talentoso.

Neste mais novo longa, Lars Von Trier divide o filme em duas partes com enfoque nas irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Giansbourg). O dinamarquês revela neste filme a complexidade do ser humano e a habilidade para lidar com o próprio medo. O medo que para um pode não representar nada, mas que no outro apavora, causa pânico!

O início do filme é uma espécie de slideshow em slow motion, que dura exatos dez minutos, duração da ópera de Richard Wagner. O "slideshow" são imagens de ambas partes do filme em uma câmera melancolicamente lenta.

A primeira parte atribuída a Justine começa no dia de seu casamento. Organizado pela irmã, a festa custa milhões a John (Kiefer Sutherland), marido de Clarie e bem sucedido astrônomo. Porém, a agitação não anima Justine. A fragilidade e o medo não são sequer disfarçados por ela.

Claire nesta primeira parte possui uma imagem controladora e sensata, que tenta não deixar transparecer a fraqueza da irmã.

Porém na segunda parte do filme essa Claire parece sumir. E é a partir daí que Justine torna-se superior. Com medo do fim do mundo, por causa da possibilidade de um planeta, denominado Melancolia, colidir com a Terra, Claire passa ser uma pessoa insegura e apavorada. Enquanto isso, Justine se mantém calma e conformada com a morte, no controle da situação.

A atuação de ambas atrizes é admirável. E não foi à toa que Kirsten Dunst foi contemplada com a Palma de Ouro em Cannes.

Veja o trailler de "Melancolia":


Melancolia de Lars Von Trier Melancolia de  Lars Von Trier Reviewed by Gabriela Chabatura on 23:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.