Compramos um Zoológico

Imagine Matt Damon e Scarlett Johansson atuando juntos em um filme? Aposto que você pensou em alguma cena com um agente secreto salvando uma garota linda e sexy, ou algo do tipo. Porém, "Compramos um Zoológico", que tem os dois atores como protagonistas, foge do que eles costumam fazer no cinema.

O filme é adaptado do livro de memórias homônimo do jornalista Benjamin Mee, publicado em 2008. No filme, Matt Damon interpreta Mee. Acostumado à cobertura de situações diferentes e emocionantes, como voar de helicóptero no olho de um furação, o jornalista precisa aprender a lidar com algo muito mais difícil.

Após a morte da sua esposa Katherine (Stephanie Szostak), ele precisa cuidar sozinho dos seus dois filhos: Dylan (Colin Ford) e a pequena Rosie (Maggie Jones). Dylan com seus 14 anos, fica revoltado com a perda da mãe e se torna um garoto problemático. Depois de ser pego roubando na escola, ele é expulso e Mee precisa encontrar uma maneira de mudar o rumo que a vida do trio está tomando.

O que ninguém previa é que a mudança serial tão radical. Mee compra uma casa, afastada da cidade, que faz parte de um zoológico desativado. Além da casa, ele também se torna dono de mais de 200 espécies diferentes de animais. Ao lado da bela Kelly Foster (Scarlett Johansson), zeladora do local, ele precisa investir para reabrir o zoológico antes que os animais sejam sacrificados.


Além do casal de protagonistas, o longa também tem um grande nome por trás das câmeras. É Cameron Crowe que dirige "Compramos um Zoológico". Conhecido por "Quase Famosos", "Jerry Maguire", "Vanilla Sky" e o menos conhecido, mas muito bom, "Tudo Acontece em Elizabethtown". Por dois destes filmes, ele recebeu indicações ao Oscar. Em 1997, por "Jerry Maguire", como melhor filme e melhor roteiro, mas não levou. Em 2001, com "Quase Famosos" venceu por melhor roteiro.


E "Compramos um Zoológico" é mais um dos acertos do diretor. Não que seja um longa que mereça indicação ao Oscar. Longe disso. Mas ele consegue pegar uma história que seria "mais do mesmo" e transformar em algo bem agradável de se assistir. O longa não é só mais um filme sobre animais ou sobre um casal que se apaixona sem perceber. A firmeza com que Crowe conduz a narrativa faz com que qualquer deslize seja ignorado.

Além do diretor, os personagens e as atuações fazem parte dessa receita bem sucedida. Matt Damon consegue dar alma a Mee, um personagem sensível e vulnerável. Chega a ser chocante para quem está acostumado a vê-lo em cena, como em "Agentes do Destino", a trilogia Bourne e a série de filmes Onze, Doze e Treze Homens e seus segredos. Diferentemente dos agentes e ladrões interpretados nos filmes citados acima, Mee é um homem comum, com um bom coração e determinado a encontrar a felicidade.

Do outro lado está Scarlett Johansson. A loira é conhecida por interpretar mulheres sensuais, que normalmente usam roupas curtas e decotes exagerados. Ao contrário de suas personagens em "Vicky Cristina Barcelona", "Match Point" e "A Outra", Kelly Foster veste roupas largas, não usa maquiagem e está sempre com aspecto meio sujo, por causa do trato com os animais.


Damon e Johansson estão ótimos. Entretanto, a pequena Rosie é quem roubou meu coração e minha atenção. Com apenas sete anos, Maggie Jones se destaca facilmente no longa. E seu currículo já é extenso: são oito produções em sete anos de vida. Entre eles, estão os longas "A Primeira Vez" e "Footloose". Além de linda e fofa, o que a maioria das crianças famosas é, Maggie tem um charme próprio e é muito inteligente. Se ela me pedisse para comprar um zoológico com aquela carinha linda, eu não pensaria duas vezes.

Apesar de atuações mais discretas, outros nomes do elenco merecem destaque. Como Angus Macfadyen, o projetista meio doido Peter MacCready; Elle Fanning (a irmã de Dakota Fanning), como a irmã de Kelly e a amiguinha de Dylan; Patrick Fugit, o astro de "Quase Famosos", com seu macaquinho inseparável; e, claro, Colin Ford, como o Dylan, o filho rebelde.


"Compramos um Zoológico" é uma história que agrada toda a família. Mas, não o confuda com um filme infantil. Apesar dos animais e de atores infantis, o filme aborda assuntos e problemas de gente grande. Mais uma grande sacada de Cameron Crowe, que só a critério de curiosidade, iniciou sua carreira como jornalista, assim como o personagem principal desta história, Benjamin Mee.
Compramos um Zoológico Compramos um Zoológico Reviewed by Mayara Munhoz on 01:08 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.